Passeios na História de Tavira

“Passeios na história de Tavira” realizou-se, hoje dia 18 de outubro, o passeio “O Arraial Ferreira Neto”, sob a orientação do historiador Marco Lopes.
 



Esta atividade teve como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
 





 
A pesca do atum, em Tavira, tem presença antiga e as almadravas que lançavam ferro nestas bandas eram sinónimo de negócio lucrativo para empresários e para o cofre régio.

Entre maio e setembro, de cada ano, vários pescadores e as suas respetivas famílias esperavam pela chegada do atum. Nesses meses instalavam-se nos arraiais e faziam vida em comunidade. Assim aconteceu com a Armação do Medo das Cascas e com o Arraial Ferreira Neto. Depois da destruição das habitações e dos armazéns que ficavam na ilha, culpa de vendavais e marés inclementes, a Companhia das Pescarias do Algarve decide construir um moderno e imponente bairro piscatório, em abril de 1945. Nada falta: casas, cantina, balneários, armazéns, lavadouros, escola e igreja. Tudo na linha da arquitetura modernista e na ótica do discurso corporativista.

Ver mais em: http://www.cm-tavira.pt/site/content/noticia-newsletter/pela-hist%C3%B3ria-do-arraial-ferreira-neto
 
 
 
 

 

Sem comentários: