Palácio da Galeria


 
O Palácio da Galeria, situado em Tavira, na encosta voltada à zona ribeirinha, foi classificado, pela Secretaria de Estado da Cultura, como monumento de interesse público.
 Trata-se do “maior e mais emblemático edifício civil de Tavira”, de origem quinhentista (se não mais recuada) e que conserva na sua estrutura diversos elementos arquitetónicos góticos, renascentistas e barrocos de grande interesse patrimonial.
 A fachada principal, voltada para o núcleo antigo da cidade, resulta da profunda campanha de obras do século XVIII, destacando-se o portal térreo e as janelas do piso nobre, com cantarias barrocas.
O pátio, com galeria de arcadas renascentista, é considerado um dos mais interessantes do género no país. No interior, os forros de madeira dos caraterísticos telhados de tesoura suportam a pintura decorativa.
A classificação do Palácio da Galeria reflete os critérios constantes do artigo 17.º da lei n.º 107/2001, de 8 de setembro, relativos ao caráter matricial do bem, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco, à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva.
 Atualmente, este edifício funciona como museu municipal e disponibiliza uma oferta cultural a todos os munícipes e visitantes.
 No Palácio da Galeria, encontram-se patentes as exposições «Memória e Futuro – Património, Coleções e a Construção de um Museu para Tavira» e «Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar».
O Palácio da Galeria – Museu Municipal de Tavira encontra-se aberto de terça-feira a sábado, entre as 10:00h e as 12:30h e das 14:00h às 17:30h.

In: http://www.diarionline.pt/noticia.php?refnoticia

Sem comentários: