O Vaso de Tavira

 
O “Vaso de Tavira”, ex-libris da coleção do Museu Municipal de Tavira, normalmente em exposição no Núcleo Islâmico, foi cedido por empréstimo ao Museu do Louvre, em França, para integrar a exposição temporária “Le Maroc Medieval – Un Empire de l’Afrique à l’Espagne”, a qual estará patente, até 19 de janeiro de 2015, no hall Napoléon.

A exposição, ...
organizada pelo Museu do Louvre e pela Fundação Nacional dos Museus de Marrocos, integra um conjunto diversificado de objetos, de várias procedências, nomeadamente, de Portugal.

O “Vaso de Tavira” é um dos objetos mais emblemáticos do período islâmico no nosso país, datado dos finais do século XI ou inícios do século XII d.C. Apresenta pintura realizada a branco e, no bordo superior, um conjunto de figuras humanas (cavaleiro, besteiro, músico e uma mulher) e de animais (pombas, tartaruga, cavalos, camelo, caprino, bovino e ovídeo).

A presença desta peça, no Museu do Louvre, constitui um importante meio de divulgação do património histórico-arqueológico do país e da cidade, bem como do trabalho que tem vindo a ser promovido por diversos investigadores e pelo Município de Tavira, nos últimos anos.
 
In: Município de Tavira
 

Comentários