12 de Dezembro de 1901: Marconi efectua a primeira comunicação por telegrafia sem fios

Marconi efectua a primeira comunicação por telegrafia sem fios, entre o Reino Unido e S. João da Terra Nova.
O físico italiano Guglielmo Marconi conseguiu enviar em 12 de Dezembro de 1901 uma mensagem em código Morse desde Poldhu, Cornualha, Inglaterra até à Terra Nova, Canadá. O sinal “S” recebido por Percy Wright, atravessou uma distância de mais de 3 mil quilómetros através do Oceano Atlântico. Marconi refutava assim quem afirmavam que a curvatura da Terra limitaria a transmissão a 300 quilómetros ou menos. Pelas suas pesquisas radiofónicas, Marconi receberia o Prémio Nobel da Física em 1909.
Nascido em Bolonha, em 1874 de pai italiano e mãe irlandesa, Marconi estudou física, tornando-se interessado na transmissão por ondas de rádio depois de ter tomado conhecimento das experiências do físico alemão Heinrich Hertz. Deu início às suas próprias experiências em Bolonha a partir de 1894, sendo bem-sucedido em enviar um sinal de rádio a uma distância de 2,5 quilómetros.
Como recebeu pouco apoio pelas suas experiências em Itália, viajou para a Inglaterra em 1896. Constituiu uma companhia telegráfica sem fios e pouco depois já estava a enviar transmissões a distâncias superiores a 15 quilómetros. Em 1899, conseguiu emitir uma transmissão através do Canal da Mancha.
Naquele mesmo ano, equipou dois navios norte-americanos com o fim de enviar reportagens aos jornais de Nova Iorque a respeito do andamento da prova Copa da América. Esse intento bem-sucedido despertou enorme expectativa em Marconi e na sua empresa de comunicação sem fios.
A maior façanha de Marconi ocorreu em 12 de Dezembro de 1901 quando recebeu uma mensagem enviada da Inglaterra para São João, na Terra Nova. A transmissão transatlântica granjeou-lhe fama internacional. Ironicamente, os detratores do projecto estavam certos quando declararam que as ondas de rádio não seguiriam a curvatura da Terra, como Marconi acreditava.
Na verdade, o sinal de áadio transatlântico de Marconi seguiu rumo ao espaço, foi reflectido na ionosfera, dirigindo-se em direcção ao Canadá.

Comentários