Liaria Lello - Porto

 
 A Livraria Lello, no coração da cidade do Porto, continua a apaixonar a crítica internacional: desta vez, foi eleita pela CNN como uma das "mais 'cool' do mundo". A livraria portuense faz parte de uma lista de 17 espaços compilada pela cadeia televisiva norte-americana.
O conjunto de livrarias selecionadas pela CNN, "antigas ou novas, todas com histórias fascinantes", são descritas pela televisão dos EUA como sendo, todas elas, "espaços históricos, santuários, salões de cultura e pontos obrigatórios de passagem em qualquer itinerário turístico".
"No futuro, é possível que haja uma geração de crianças que acredite que as livrarias são criações ficcionais encontradas apenas em romances", escreve Frances Cha, autora da peça da CNN, acrescentando que "tal seria compreensível já que muitas das mais belas livrarias independentes do mundo têm fechado nos últimos anos".
Porém, realça Cha, "nem todas têm enfrentado finais infelizes" e, muitas delas, graças à sua capacidade de adaptação - "com funcionamento de 24 horas por dia ou com renovações espetaculares ao nível do design", por exemplo - têm conseguido sobreviver e até prosperar.

Sem comentários: