Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma
que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras
maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Sorria
pisque …
Os emoticons (ou smileys)
são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do
teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.
É difícil descobrir quando uma pessoa está falando
alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se
está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em
cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão
integrados naturalmente a suas conversas on-line.
E-mail:
Qual o assunto?
A linha Assunto ou Subject deve estar sempre
preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de
e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá
primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras
serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada
ao assunto tratado na mensagem.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise
na linha de assunto. Por exemplo:
Subject: Reunião de sexta-feira (msg longa!)
Arquivos anexados
Envie arquivos anexados apenas quando solicitado, e
jamais para listas.
Parágrafos
É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de
texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a
mensagem seja longa.
Respostas
Procure responder a todas as mensagens pessoais.
Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida;
deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a
que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive
cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).
Comentários