11 de Maio de 1894 nasce Martha Graham

Martha Graham (11 de Maio de 1894, Condado de Allegheny, Pensilvânia – 1 de abril de 1991, Nova Iorque), foi uma dançarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da Dança Moderna.
O impacto que a dança de Martha Graham causou nos palcos é frequentemente comparada à influência que Picasso teve para a pintura em seu tempo, ou Stravinsky na música, ou Frank Lloyd Wright na arquitectura. As suas contribuições transformaram essa forma de arte, revitalizando e difundindo a dança ao redor do mundo.
Como professora, Graham treinou e inspirou gerações de grandes bailarinos e coreógrafos. Entre seus discípulos estão Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor, Merce Cunningham, e incontáveis outros actores e dançarinos.
Durante os seus anos de formação, Graham passou a maior parte do tempo na Costa Oeste. Seu pai, um médico especialista em Disfunções Neurológicas, tinha grande interesse no diagnóstico através da observação dos movimentos físicos.
Essa crença de que a capacidade do corpo de expressar seus sentimentos e sensações interiores foi vital no interesse e desejo de Graham pela dança. Apesar de ter sido uma garota atlética, ela nunca sentiu grande interesse pela dança durante a sua infância.
Quando ela tinha 10 anos, uma de suas irmãs desenvolve asma e sua família se vê obrigada a mudar para a Califórnia por causa do clima mais adequado.
É assim que, em 1911, já na sua adolescência, Martha tem o seu primeiro contacto com a dança: a Companhia de Ballet da bailarina Ruth S. Denis se apresenta na Mason Opera House em Los Angeles.
Inspirada pela performance dela, Graham se matricula em um colégio orientado para as artes, e depois na recém-inaugurada Escola de Dança Denishawn.
Foi uma das principais representantes da dança contemporânea nos EUA.Sendo conhecida mais tarde como a mãe da dança moderna. Tinha como objectivo desvendar a alma humana. Ela dizia de seu próprio corpo:
A sua técnica de trabalho era voltada para a respiração, inspiração-contracção, expiração-relaxamento; e também voltados para o idealismo social e por uma forma melhor de vida. Muitas coisas se passaram no trajecto de sua carreira: mudança social, moda, gerações, e Martha sempre criando novos trabalhos, acompanhando todas essas mudanças. Dirigiu sua companhia até a morte (1991), e aos 80 anos de idade criou Acts of Light. Morreu em Nova York transformando-se numa lenda no meio da dança.

Foto retirada de: http://www.google.pt/searcMartha+Graham


Comentários