Correcção da 5ª Ficha de Avaliação 6º Ano (I Parte)

I Grupo
1.1. Indica quais foram as principais obras públicas realizadas durante o regime do Estado Novo.
- O Regime dos Estado Novo deu uma grande importância ao investimento em obras públicas, tais como caminhos-de-ferro, estradas, pontes, portos, aeroportos, barragens, bairros sociais, escolas e Casas do Povo.
1.2. Que construções permitiram a produção de energia eléctrica?
- As construções que permitiram a produção de energia eléctrica, são as barragens.
2.1. Quais foram as principais restrições impostas pelo regime do Estado Novo?
- O Regime do Estado Novo impunha restrições às liberdades através da proibição dos partidos políticos, da censura aos órgãos de comunicação social e dos métodos de actuação da polícia política – PIDE. 
2.2.Quais foram os principais instrumentos de defesa e de propaganda utilizados pelo Estado?
- Os instrumentos de defesa e de propaganda foram o Secretariado da Propaganda Nacional, a Legião portuguesa e a Mocidade Portuguesa.
2.3. Que observas na imagem?
- Na imagem observo dois agentes da Polícia a interrogar um homem e a forçar que ele indique quem são os seus cúmplices.
3. Quais foram as principais acções da oposição ao Estado Novo?
- Durante o regime do Estado Novo desenvolveram-se acções políticas de oposição a esse regime, através de greves, manifestações e da formação do Movimento de Unidade Democrática.
4.1. Indica a importância das Eleições Presidenciais de 1958.
- A campanha eleitoral de 1958 revelou uma grande adesão popular à candidatura do General Humberto Delgado.
4.2. Explica o que aconteceu a Humberto Delgado após as Eleições.
- Após estas eleições o General Humberto Delgado teve de se exilar, tendo sido, mais tarde, assassinado pela PID, junto à fronteira entre Portugal e Espanha.
5.1. Quais foram as medidas tomadas por Marcelo Caetano para Democratizar o Regime?
- Marcelo Caetano tentou democratizar o regime do Estado Novo, dando início a um período denominado de “Primavera Marcelista” e incluiu nas suas listas pessoas da “Ala Liberal” e alterou o nome de algumas instituições, mas no fundo tudo ficou na mesma. 
5.2. Qual era a opinião de Marcelo Caetano a respeito das Colónias?
- Marcelo Caetano não conseguiu resolver os problemas da Guerra Colonial sendo a sua opinião manter essas mesmas colónias sob o poder da Metrópole. “ Não podemos abandonar as terras portuguesas do Ultramar e os nossos irmãos que nelas vivem e nelas construíram os seus lares e os seus destinos”. Foi portanto a ausência de uma solução para as colónias e o fracasso da liberalização tentada por Marcelo Caetano conduziram à queda do regime.
Cidália Teixeira

Sem comentários: