Correcção da Ficha de Avaliação


Portugal na Segunda metade do século XIX

Mudanças nos transportes, nas comunicações e no ensino

1.    Lê o documento:
Os acontecimentos vividos na primeira metade do século XIX trouxeram problemas ao país. As invasões francesas e a guerra civil tinham destruído campos, casas...culturas. O Brasil tinha-se tornado um país independente e de lá já não vinham riquezas.

1.1.Porque ficou o país empobrecido?
- Portugal ficou empobrecido porque o Brasil se tinha tornado independente.
1.2. Porque ficou o país destruído?
- O país ficou destruído porque tinha sido alvo de três Invasões, uma guerra civil.
1.2.Porque se entende que o país estava atrasado?
- O país ficou atrasado porque não conseguiu por em prática as mudanças verificadas no resto da Europa.
2. Seguiu-se uma época de paz e desenvolvimento.
2.1.Explica como foi possível, na segunda metade do século XIX, a maior facilidade de comunicação entre as pessoas?
- Na segunda metade do século XIX foram construídas vias de comunicação – estradas e linhas férreas e foram instalados redes de telégrafo.
  3.Observa as imagens:
Serviço de Correios  Serviço de: Telégrafo Serviço de: Telefone
3.1. Completa as legendas:
3.2. Explica como foi possível tornar mais rápido o serviço dos correios?
 - O serviço dos correios tornou-se mais rápido porque foi criado o serviço de mala posta – Serviço de transporte de passageiros e da mala do correio que tinha ao longo das estradas, pousadas para descanso das pessoas e muda de cavalos.
4. Completa o mapa conceptual com as alterações registadas na segunda metade do século XIX:
  • Novos meios de transporte:
- Diligencia
- Comboio a Vapor
- Barco a Vapor
  • Novas vias de comunicação
- Estradas
- Vias-férreas
- Pontes
- Túneis
  • Outras construções
- Estações
- Apeadeiros
- Faróis
Mudanças
  • Facilitaram
- A Mobilidade das pessoas.
- O desenvolvimento das actividades económicas.
- A troca de ideias e de informação.
  • Alteraram o espaço
- As cidades do litoral cresceram.
   - Os campos foram atravessados por estradas e caminhos de ferro.
 
5. Lê o documento e observa o gráfico que representa a evolução do número de escolas, na segunda metade do século XIX:
Para realizar as mudanças que o desenvolvimento do País exigia, o Governo precisava de pessoas preparadas. Foi necessário reformar o ensino, desde as escolas primárias às universidades.
5.1.Prenche o quadro.





5.2. Que conclusões tiras quanto à evolução do número de escolas?
- A evolução do número de escolas entre 1850 e 1900, foi muito significativa pois em 1850 havia pouco mais de 1000 escolas em todo o país e em 1900 já existiam quase 5.000 escolas.

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