I Encontro de Arquivos do Algarve em Alcoutim










O I Encontro de Arquivos, dedicado ao tema “Valorização do Património Histórico do Algarve”, decorrerá no Anfiteatro do Castelo de Alcoutim, nos dia 15 e 16 de Maio.

Trata-se de uma organização da Alcance – Associação para o Desenvolvimento do Nordeste Algarvio –, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Algarve, o Arquivo Distrital de Faro e a Câmara Municipal de Alcoutim.

A organização considera que os arquivos são «um factor importantíssimo de desenvolvimento da sociedade algarvia, ao propiciarem, entre outros benefícios o aprofundamento da identidade local e regional, o apoio às instituições de ensino e o apoio ao turismo cultural».

Para além da erudição, pesquisa científica e administração, os arquivos também se abrem ao cidadão comum.

O conhecimento do meio local e da sua cultura permitem o desenvolvimento do seu sentido crítico e da compreensão solidária por aquilo que o rodeia.

A organização convida, «todos aqueles que de algum modo estejam ligados aos arquivos, profissionalmente ou como investigadores da história local, patrimonial, genealógica ou de outras especialidades, que necessitem dos arquivos como fontes para um melhor conhecimento do Algarve, a inscreverem-se e a participarem com comunicações e presencialmente».

http://barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=32707&tnid=5

Comentários