Festival Islâmico em Mértola


A quinta edição do festival Islâmico de Mértola vai realizar-se entre 21 e 24 de Maio de 2009.
Estão a ser preparados “quatro dias mágicos”, onde a Vila-museu celebrará “os sons, os cheiros, as tradições e a vivência dos povos do outro lado do Mediterrâneo”.
Tal como numa medina típica, linguarejares estranhos misturam-se com os sons do trabalho artesanal ao vivo, com os alentejanos dos montes circundantes a mostrarem-nos com quantos pontos se cozem umas botas e a destreza necessária para manejar um tear. Como há muito aprenderam que o caminho para o futuro de Mértola passa por cultivar o passado, jovens artistas do concelho mostram também o seu trabalho: joalharia contemporânea inspirada em peças islâmicas, réplicas em barro dos candis muçulmanos e lucernas romanas encontradas durante trinta anos de escavações arqueológicas, olaria pintada com técnicas antigas. Tudo isto acontece a partir das dez horas da manhã, prolongando-se por doze horas consecutivas.
A noite traz consigo espectáculos de dança e concertos verdadeiramente cosmopolitas, com actuações de grupos vindos da Turquia, Sudão, Síria, Argélia, Egipto e Marrocos, bem como de França e de Itália. Para não nos esquecermos que, afinal, não é no meio do deserto mas na planície que nos encontramos, o festival encerra com a actuação de grupos corais alentejanos.
De acordo com a organização, este evento pretende "dar a conhecer o passado da região, mantendo sempre viva a cultura e tradição islâmica". Para além de ser um festival que pretende divulgar e dar a conhecer a região, é também "um evento que contribui para o desenvolvimento sustentável do concelho".
O programa completo do Festival está disponível no site da Câmara Municipal de Mértola, em www.cm-mertola.pt

Comentários