Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio

Os museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação celebram no próximo dia 18 de Maio, 2 ª feira, o Dia Internacional dos Museus, subordinado ao tema “Museus e Turismo”.
O ICOM – Conselho Internacional de Museus – sugere o debate em torno da articulação do Turismo com os Museus, fazendo emergir interrogações: Qual a relação dos museus com o Turismo? Que benefícios pode trazer o turismo para as sociedades e para os museus que divulgam a sua identidade cultural?
As comemorações prolongam-se pelo fim-de-semana de 16 e 17 de Maio, bem como pelo dia 18 de Maio, constituindo uma oportunidade para o público afluir aos museus em horários “fora de horas” e para participarem em actividades diversificadas, de carácter lúdico e cultural.
Exposições, ateliês, concertos, peças de teatro, filmes, gastronomia, ateliês e outras actividades, são algumas das muitas propostas que os museus e palácios têm para oferecer.
A Noite dos Museus vai decorrer a 16 de Maio (Sábado) e constitui um desafio lançado aos museus para criar novos públicos através de programações concebidas para o efeito, exposições, visitas guiadas, concertos e grupos de teatro.
A entrada será gratuita na Noite de 16 de Maio e no dia 18 de Maio, segunda-feira, em que os museus estarão excepcionalmente abertos ao público.
Além dos museus e palácios dependentes do IMC, também os restantes museus integrados na Rede Portuguesa de Museus se associam às celebrações de 16 e 18 de Maio, com a promoção de um programa muito expressivo que inclui 548 actividades nos museus e palácios envolvidos.
Toda a informação disponível em www.imc-ip.pt/diadosmuseus

Comentários