Métodos em História

FICHA INFORMATIVA

Visita de Estudo

Sugestões didácticas para a organização de uma visita de estudo

1 - Para uma visita de estudo obter sucesso é necessário ter em conta alguns princípios gerais.
Esses princípios devem ser adaptados às características específicas de diferentes aspectos:
  • a turma
  • grau de ensino
  • nível etário dos alunos.

    2 - Uma visita de estudo pode ter diversas funções:
  • motivação da turma para uma determinada matéria;
  • conclusão ou síntese final de um estudo;
  • estudo de um assunto através da observação dos elementos durante a visita de estudo.

    3 - A visita de estudo deve passar por três etapas:

    1. - Preparação da visita de estudo:
  • escolha do local a visitar;
  • data da realização da visita;
  • planificação e articulação da visita;
  • informação ao professor coordenador de departamento / disciplina;
  • meios de transporte;
  • contactos com os locais a visitar;
  • parecer do Conselho Pedagógico ;
  • autorização dos encarregados de educação;
  • definição de objectivos desde o domínio cognitivo aos das capacidades e competências, valores e atitudes;
  • fornecimento de informação sobre o assunto aos alunos através de textos ou folhetos impressos sobre o local a visitar ou uma aula audio-visual que servirá de motivação para a visita de estudo;
  • se possível, integrar esta actividade no estudo de um determinado tema do programa.

    2. - Realização da visita de estudo. Esta pode ser de dois tipos:
  • visita guiada - incide no processo de transmissão de saber. O professor ou o funcionário da instituição que visitámos é o guia da visita. Este tipo de visita deve ser feita com um número reduzido de alunos e ter uma duração curta. As explicações devem ser breves para os alunos poderem tirar notas sobre o assunto.
  • visita de descoberta - incide na actividade de descoberta do aluno, através de um método de estudo dirigido. Há uma actuação conjunta entre professor e alunos. Os alunos aprendem a observar e pensar sobre o que estão a estudar, guiados por um conjunto de questões que vão tentar dar-lhes resposta pela sua descoberta. No entanto, há, previamente, uma preparação da visita, pois o aluno não vai à descoberta sem qualquer esquema de apoio para o seu trabalho. Deve haver uma ficha de registo ou guia de observação para o aluno registar os dados.

    3. - Avaliação da visita de estudo

    Na aula seguinte à realização da visita, os alunos apresentam um relatório ou um trabalho ilustrado que apresente em síntese as suas conclusões.
    De seguida, deve haver uma reflexão conjunta entre professor e alunos sobre a visita, discutindo:
  • os conhecimentos adquiridos;
  • os aspectos positivos ou negativos da visita.

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