Platibandas Algarvias

Fotos de Filipe Da Palma
Amarelo ocre, azul-cobalto, almagre ou verde são cores que dão vida à casa típica algarvia na sua parte superior: a platibanda. Com ornamentos, rendilhados, floreados, relevos ou motivos geométricos, a platibanda faz parte dos postais algarvios.

Desconhece-se a origem da introdução das platibandas nas casas algarvias, mas sabe-se que surgiu no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, quando se verificou um período de maior desafogo económico. A silhueta das casas caiadas de branco passou a ser encerrada por este género de ornamento, que se tornou um sinal de prosperidade.

As platibandas servem como remate da casa, escondendo a açoteia ou o telhado, ao longo da fachada com mais ou menos um metro de altura. A sua principal função é permitir o escoamento das águas pluviais, recolhidas pelas açoteias. Mas há décadas que as platibandas assumiram uma função decorativa e ornamental, sendo preservadas nas casas típicas.

Do Barlavento ao Sotavento, é comum encontrar casas com platibanda. Esta marca arquitetónica singular expandiu-se por todo o Algarve e atualmente é comum encontrar-se também nos postais ou nos guias de turismo algarvios.

Comentários